sexta-feira, 31 de agosto de 2018

CONSIDERAÇÕES A CERCA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR E A VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL


   Nos termos do Decreto Municipal nº 36.043/08 um dos requisitos para a progressão funcional é o investimento na qualificação profissional, na qual exige uma determinada pontuação para a progressão de uma referência para outra. Hoje o Professor dispõe de várias plataformas na qual poderá dá continuidade ao seu processo de formação continuada e nesse sentido a expansão da oferta nos leva a adotarmos uma outra visão da valorização da formação, entendendo que independente de onde o Professor a tenha realizado servirá para melhorar sua prática pedagógica e consequentemente a qualidade da aprendizagem dos estudantes. 
   O professor como agente de transformação, é indispensável que busque sua própria formação, até como um processo intrínseco da profissão, que requer uma atualização permanente de novas práticas que venham a favorecer o processo de ensino-aprendizagem. 
  A concretização da politica  de aperfeiçoamento  pessoal  e continuado do professor,   está diretamente vinculada aos dispositivos Municipais e da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), não podendo mais o Professor ficar à margem das mudanças continuas que vem ocorrendo no âmbito educacional e pedagógico correndo o risco de estagnar-se e não cumprir as exigências que a profissão nos impõe. Nesse sentido a "formação continuada não serve tao somente para introduzir remuneração por mérito e desempenho, em detrimento da valorização da formação continuada e titulação ou, ainda, de vincular esta remuneração a resultados da avaliação e desempenho", mas por uma necessidade que a profissão de Professor impõe.
    Logo, entendemos que a valorização profissional perpassa também pela formação, quando se adota critérios claros de progressão na carreira valorizando aquele profissional que está sempre em busca de novos conhecimentos.

11 comentários:

  1. Certeza que cada professor tem feito a sua parte! Cabe ao Sr. prefeito fazer a sua também! O que falta para ele assinar o decreto das progressões de julho? A caneta?! Nós oferecemos! Além de estarmos com nosso salário defasado em anos sem reajuste, ainda temos que aceitar a não concessão dos nossos direitos no tempo que nos compete!Em 6 anos de mandato dessa gestão é lamentável que tudo o que acumulamos foram perdas e desvalorização profissional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As considerações é apenas de reflexão, a concessão da progressão depende sim de assinatura de Decreto, no entanto, tão logo ele assine será pago retroativamente

      Excluir
  2. Qual a pontuação necessária para podermos dar entrada na progressão funcional?

    Qual mês será destinado a este procedimento?

    Quais documentos serão necessários para dar entrada no processo? O diretor da escola necessita assinar?

    A partir de que ano serão considerados os certificados válidos?

    Se a SEMED não tem capacidade de ofertar cursos (atualização, qualificação e aperfeiçoamento) para todos os professores da rede porque a pontuação de seus cursos é superior áquelas que teremos que pagar?

    Qual o percentual financeiro que será atribuído ao salário ? É sobre o vencimento?

    Qual a periodicidade com que se precisará dar entrada na progressão funcional? Semestral, anual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pontuação são 10 pontos, o valor será considerado igual para qualquer curso e o período de entrega depende da sua data de admissão. O percentual é de 6% sobre o vencimento e a periodicidade é a cada 03 anos.

      Excluir
  3. Bom dia.
    quero saber se tem uma lista com número de pontos para cada curso e se os cursos da Semed valem mais do que os cursos particulares que nós fazemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veja a tabela de pontuação em formulários e tabelas aqui no blog

      Excluir
    2. Bom dia
      Já tentei várias vezes abrir a tabela de pontuação em formulários e tabelas, mas não está abrindo e aparece a mensagem que o proprietário desse blog mandou para a lixeira esse documento.
      Como proceder nesse caso?

      Excluir
  4. Bom dia
    gostaria de saber se todos os cursos de 40h têm a mesma pontuação e se os cursos que a Semed oferece tem maior pontuação do que os particulares, porque eu tenho muitos cursos de várias instituições diferentes da Semed.
    E por favor me passem a lista, se tiver, da pontuação por cursos.
    Aguardo retorno e de já agradeço

    ResponderExcluir
  5. De certo que precisamos a todo tempo nos atualizar com as mudanças, faz parte do Neocapitalismo não podemos ficar obsoletos, as geraçoes que seguem precisam que o conhecimento repassado seja progressivo. Mas observem os gestores que escolhemos para administrar e aplicar os recursos que garantimos com o sistema econômico a que somos submetidos não sao produtivos só reproduzem e nos enterram no marasmo. Deveríamos fazer uma avaliação de desempenho dos gestores da nossa cidade antes que se submetessem a concorrer a uma reeleição. Talvez assim nosso sistema politico e os politicos se capacitassem mais, e não seriam tão ruins administrativamente.

    ResponderExcluir


Solicitação de Comparecimento

 Solicitamos aos professores listados abaixo a comparecerem à Coapem para resolverem pendências relativas ao processo de avaliação para  pro...